Datas ImportantesSubmissão de Artigos:12 de Julho de 2009 |
A educação e o treinamento adequados podem melhorar significativamente a prática de Engenharia de Software e representam, também, um pré-requisito para o avanço do estado da arte nesta área. O objetivo do Fórum em Educação de Engenharia de Software (FEES) é expor, analisar e discutir as dificuldades e particularidades do ensino e da aprendizagem de Engenharia de Software de modo a apoiar as atividades educacionais. O FEES tem, também, como objetivo oferecer um fórum para a discussão de tópicos relacionados à educação e ao treinamento de Engenharia de Software, criando um canal de integração e de troca de experiências entre diferentes tipos de atores interessados no assunto.
Convidamos a submissão de artigos em Educação de Engenharia de Software em duas categorias:
(1) Artigos Completos, até 8 páginas, documentando resultados articulados e estabelecidos, e
(2) Artigos Resumidos, até 4 páginas, descrevendo novos resultados que ainda não foram totalmente avaliados, mas que são importantes para compartilhar com a comunidade.
Tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:
* Currículo e/ou profissão em Engenharia de Software
* Engenharia de Software no currículo de Ciência da Computação
* Componentes curriculares de Engenharia de Software
* Integração de experiência prática na educação de Engenharia de Software
* Treinamento Corporativo
* Colaboração entre a indústria e a academia
* Ensino de métodos, técnicas e ferramentas
* Como ensinar em pequena escala o que só é relevante em grande escala?
* Estilos de aprendizagem
* Comportamento de motivação de alunos
* Aprendizagem de Engenharia de Software num mundo globalizado
* Programas de Certificação
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente, em formato pdf, via JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/fees2009). Os artigos devem reportar trabalhos originais que não foram submetidos ou apresentados em outros fóruns. Os artigos devem seguir o estilo de formatação dos eventos da SBC (disponível no portal da SBC – www.sbc.org.br), não excedendo a 8 páginas para artigos completos) e 4 páginas para artigos resumidos. Pelo menos um dos autores deverá inscrever no FEES para que o artigo seja publicado. Artigos aceitos serão publicados em mídia digital do evento.
Todos os artigos serão avaliados por pelo menos três membros do comitê de programa. A seleção considerará o tipo de trabalho submetido e seguirá os critérios listados a seguir:
a) artigos apresentando novas soluções: a técnica de solução proposta ou a sua aplicação ao tipo de problema em questão deve ser nova e consolidada. O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma avaliação preliminar, uma prova de conceito e/ou argumentos sólidos mostrando que a técnica de solução funcionará e que escalará para problemas de tamanho do mundo real. Os resultados devem estar descritos claramente de forma que o(s) autor(es) ou outros possam avaliá-los em pesquisas futuras. O artigo também deve ser claro quanto as suas contribuições no que diz respeito a trabalhos relacionados de outros e de trabalhos prévios do(s) próprio(s) autor(es).
b) artigos avaliando um problema, uma solução ou uma abordagem: estes artigos avaliam situações de problemas existentes ou avaliam soluções propostas com métodos científicos na forma de estudos empíricos, experimentos, estudos de caso, simulações e análises formais. O tópico da avaliação apresentado no artigo, assim como suas propriedades causais ou lógicas, devem estar claramente descritas. O método de pesquisa deve ser sólido e apropriado. A pesquisa deve ser nova ou, de outra forma, os resultados devem constituir um aumento significativo ao conhecimento antes dos resultados. Os resultados devem ser relevantes e/ou (estatisticamente) significativos. A pesquisa deve ainda estar situada no contexto dos trabalhos relacionados de outros e de trabalhos prévios do(s) próprio(s) autor(es).
c) Relatos de experiência: o relato de experiência deve estar descrito claramente e o seu contexto deve ser colocado. A experiência relatada deve ser relevante e incluir lições aprendidas. Os leitores sevem ser capazes de acompanhar facilmente e tirar conclusões para sua própria prática.
d) Artigos apresentando uma visão: artigos de visão esquematizam novas maneiras de olhar para assuntos importantes, apresentando novas idéias criativas e repensando as noções atuais. Um artigo de visão deve revelar e provocar o pensamento, provendo um novo insight para o leitor. As idéias apresentadas devem ser originais e parecerem sólidas. Artigos que apenas dão uma breve idéia ou propõem pesquisa em um tópico serão rejeitados.
Itana Maria de Souza Gimenes, UEM/PR
Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, PUC-Rio
XXIV SBBD XXIII SBES - 05 a 09 de Outubro de 2009