Datas ImportantesRegistro de Artigos: 09 de maio de 2009 (submissões) |
O SBBD é o evento oficial da SBC - Sociedade Brasileira de Computação - na área de bancos de dados, e tem como maior objetivo divulgar resultados de pesquisa nesta área. É atualmente o maior evento na América Latina para a apresentação e discussão de resultados de pesquisa relacionados a área. Nesta sua 24ª edição, o simpósio será realizado em Fortaleza, de 05 a 09 de Outubro de 2009.
O SBBD reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior para discutir problemas relacionados aos tópicos mais atuais da tecnologia de bancos de dados. Tradicionalmente, o SBBD tem reunido em torno de 500 participantes. Em edições passadas foi organizado em cooperação com o ACM/SIGMOD e parcialmente patrocinado pelo VLDB Endowment . Além de sessões técnicas e tutoriais, o simpósio também inclui tutorias e palestras convidadas apresentadas por pesquisadores de renome da comunidade nacional e internacional. Neste ano, já estão confirmados os seguintes palestrantes:
- Carlos Alberto Heuser (IC-UFRGS)
- Ricardo Baeza (Yahoo, Vice President, Research for Europe and Latin America)
- Nelson Mattos (Google, Vice President, Engineering for EMEA region)
- Dan Suciu (University of Washington)
O SBBD também inclui os seguintes eventos satélites, cada um com seu comitê de programa e chamadas de trabalho próprios:
- Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD)A cidade de Fortaleza, situada no estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil, com uma população superior a 2,5 milhões de habitantes, é um importante centro econômico, industrial, científico e tecnológico da região Nordeste. Fortaleza apresenta uma moderna infra-estrutura turística, destacando-se sua moderna rede hoteleira e restaurantes com cozinhas regionais e internacionais. Fortaleza é sede de importantes instituições de ensino e pesquisa, destacando-se as três grande universidades, UFC, UNIFOR e UECE, e o instituto Atlântico.
Tópicos de Interesse
O SBBD 2009 será organizado em duas trilhas separadas:
- Trilha de Pesquisa
- Trilha de Aplicações e Experiências
A Trilha de Pesquisa cobre todos os aspectos ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias para resolver problemas inerentes à área de banco de dados. Os tópicos de interesse desta trilha incluem (mas não são limitados a):
- Armazém de Dados (Data Warehousing)
- Autorização, Privacidade e Segurança de Dados
- Bancos de Dados Ativos
- Banco de Dados Auto-Gerenciados e Autônomos
- Bancos de Dados Científicos e Estatísticos
- Bancos de Dados Distribuídos, Paralelos e Peer-to-Peer
- Bancos de Dados Espaciais
- Bancos de Dados Multi-dimensionais e Temporais
- Bancos de Dados Móveis
- Bancos de Dados Multimídia
- Bancos de Dados Semi-estruturados e XML
- Bancos de Dados de Sensores e Processamento de Streams
- Bancos de Dados Textuais
- Bancos de Dados na Web
- Bases de Conhecimento
- Bibliotecas Digitais
- Controle de Concorrência e Recuperação
- Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados
- Desempenho e Benchmark
- Integração de Informações e Interoperabilidade
- Linguagens de Consulta e Interfaces com Usuário
- Métodos de Acesso e Indexação
- Orientação a Objetos e Bancos de Dados
- Processamento de Consultas e Otimização
- Recuperação de Informação
- Semântica de Dados
- Serviços de Dados para Web
- Sistemas de Informação Geográficos
- Técnicas de Modelagem de Banco de Dados
- Visualização de Dados
A Trilha de Aplicações e Experiências aceita papers propondo a adaptação de tecnologia existente de banco de dados para necessidades específicas, implementações comerciais inovadoras bem como relatos e análises de experiências envolvendo aplicações, em situações práticas, de resultados de pesquisas avançadas em banco de dados. Os tópicos de interesse desta trilha incluem (mas não são limitados a):
- Adaptação de Tecnologias de Banco de Dados na Indústria
- Aplicações Industriais Avançadas de Banco de Dados
- Aplicações Financeiras, Governamentais e em Áreas Sociais Diversas
- Aplicações Médicas
- Aplicações envolvendo Bases de Conhecimento
- Aplicações de Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento
- Banco de Dados para Bio-Informática
- Banco de Dados Embutidos e para Computação Pessoal
- Bibliotecas Digitais e Gerenciamento de Documentos
- Comércio Eletrônico e Banco de Dados
- Computação Móvel
- Experiências de uso de Tecnologias de Banco de Dados
- Integração de Dados
- Gerenciamento Ambiental
- Gerenciamento de Dados em Empresas
- Gerência de Meta-dados
- Mediadores e Plataformas para Gerenciamento de Dados
- Processos de Negócios
- Projeto de Banco de Dados
- Qualidade, Proveniência (Provenance) e Semântica de dados
- Serviços de Banco de Dados na Web
- Sistemas de Informação Geográfica
- Workflow e Banco de Dados
Os artigos serão avaliados levando-se em conta sua adequação à trilha à qual foram submetidos. Assim, é de suma importância a escolha da trilha adequada no momento da submissão. Eventualmente, a fim de assegurar uma avaliação justa, o Comitê de Programa poderá contactar os autores e sugerir uma mudança de trilha., de modo que o artigo seja julgado de acordo com os critérios desta trilha. Os autores contactados terão um prazo para efetuar a mudança sugerida.
Artigos a serem submetidos em ambas as Trilhas podem ser escritos em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas, uma vez que os artigos serão incluídos na coleção ACM SIGMOD DiSC (http://www.acm.org/sigmod/disclist/). (Os autores de todos os artigos aceitos deverão concordar formalmente com a inclusão de seus trabalhos naquela coleção, caso contrário, os artigos não serão apresentados e nem publicados). Uma versão preliminar dos anais, incluindo todos os artigos aceitos, estará disponível para os participantes do simpósio.
Os artigos submetidos ao SBBD devem ser originais, não podendo ter sido submetidos simultaneamente a outras conferências ou periódicos, nem ter sido publicados. A aceitação de um artigo implica que ao menos um dos autores se inscreva no simpósio e o apresente durante o mesmo. Os artigos serão avaliados segundo critérios específicos de cada trilha entre os quais se incluem originalidade, relevância, correção e clareza da apresentação.
Os artigos submetidos deverão observar o limite máximo de 15 páginas, com fonte tamanho 12 pt, espaçamento de linha 1,5 e coluna simples, seguindo o formato padrão disponibilizado pela SBC para artigos dos seus eventos em http://www.sbc.org.br/sbc/eventos/templates.html. Artigos que excederem o limite de páginas serão automaticamente rejeitados sem serem revisados pelo comitê de programa. Todos os artigos devem ser submetidos em formato PDF sendo que artigos em outros formatos não serão aceitos.
Para maiores informações, entre em contato com o coordenador do Comitê de Programa através do endereço eletrônico brayner@unifor.br
Desde de 1999 o SBBD patrocina o prêmio José Mauro de Castilho (JMC) para o melhor artigo do simpósio. Artigos submetidos às duas trilhas poderão concorrer. Dependendo da programação do evento, o melhor artigo poderá ser apresentado em uma cerimônia especial em sessão plenária. Tanto artigos em inglês como em português concorrem ao prêmio.
XXIV SBBD XXIII SBES - 05 a 09 de Outubro de 2009